A província de Manica acaba de proceder ao arranque das actividades pedagógicas para a Educação Pré-Escolar referentes ao presente ano, em Assembleia Geral realizada há dias, nas instalações do Centro Infantil Esperança no Bairro 3 de Fevereiro, na cidade de Chimoio.

A cerimónia foi dirigida pelo representante do director-substituto do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS), Tomás David Ernesto Júnior, chefe do departamento do Género, Criança e Acção Social.

Na sua intervenção, Tomás Júnior assegurou que o Estado, representado pelo SPAS tem privilegiado, na sua agenda governamental, trabalhos de monitoria e supervisão para o estabelecimento na província, de uma educação pré-escolar mais adequada.

Apelou às instituições de Educação Pré-Escolar a garantirem educadores com formação em educação infantil ou capacitados, infra-estruturas com equipamento necessário para o funcionamento de uma instituição de infância, instalação eléctrica, abastecimento da água potável e existência dos extintores de incêndio, kits dos primeiros socorros, sanitários apropriados, entre outros.

 "Na educação pré-escolar, o processo de aprendizagem é ainda mais desafiador, afinal estamos a falar do início da jornada de uma criança no meio escolar, portanto é muito importante manter o foco na criança. Somente assim, a instituição garantirá uma excelente vivência e um aprendizado de qualidade às crianças, e como consequência, o encanto dos pais", disse.  

Tomás Júnior instou igualmente as instituições a construir um bom relacionamento com pais e encarregados de educação, justificando que uma boa gestão escolar requer um bom relacionamento com todos os envolvidos com a instituição, principalmente os pais, cuja presença na escola contribui para incentivar os filhos no processo de aprendizagem.

Recordou aos presentes que a educação pré-escolar deve ser considerada é a primeira etapa do processo educativo das crianças que complementa a educação familiar, “pelo que é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade”, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação, além das capacidades cognitivas e motoras.

 "Queremos apelar à vossa maior contribuição para a formação integral de crianças altamente multifacetadas, desde a boa recepção e orientação das novas, à sua boa integração na instituição e criação de condições favoráveis para que as crianças se sintam seguras e aprendam a viver em colectividade num ambiente saudável e acolhedor. A nossa interacção deve ter como base a busca incessante pela qualidade”, disse Tomás Júnior, chefe do departamento do Género, Criança e Acção Social em Manica, em representação do director do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS).