A Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Tete capacitou nesta quarta-feira, 7 de Junho, pontos focais da Unidade de Género de instituições públicas na província.

A capacitação, orientada por Arneta Alberto Tomo, chefe do Departamento do Género na DPGCAS, abordou matérias sobre a Violência Baseada no Género (VBG), Equidade e Igualdade de Género, Inclusão de Mulheres nos cargos de poder e tomada de decisão e comportamento seguro da mulher no espaço cibernético.

Trata-se de uma iniciativa da DPGCAS, em coordenação com o Serviço Provincial da Saúde e o Serviço Provincial de Assuntos Sociais em Tete.

Intervindo no evento, Victor Borges, técnico do Serviço Provincial de Assuntos Sociais, exortou aos chefes de Departamento e Repartição de Recursos Humanos a optarem pela Equidade e Igualdade de Género no que tange aos direitos, deveres e oportunidades, e pautarem pela inclusão de mulheres nos cargos de poder e tomada de decisão na tramitação de actos administrativos.

Por seu turno, Manuel António Cardoso, Chefe da Repartição de Tecnologias de Informação e Comunicação no Serviço Provincial de Assuntos Sociais, apelou às mulheres a fazerem bom uso das TIC, especialmente WatsApp, Facebook, Instagram e Twitter e apresentarem um comportamento seguro no espaço cibernético, sobretudo na partilha de imagens, textos e outros ficheiros sob o risco de causar danos morais aos usuários.