Cônjuges do Governador da província de Nampula, Ana Mimosa Mungumbe Alberto, e do Secretário de Estado, Maria Faustina Neto, escolheram o distrito de Malema, para o lançamento das festividades da Quinzena da Criança, que decorrem de 1 a 16 de Junho, sob o lema: Por uma Sociedade comprometida com a protecção da criança.  

Na sua intervenção, a Esposa do Governador de Nampula disse que o gabinete dos cônjuges do Governador e do Secretário de Estado continua, de forma abnegada e incansável, a defender os direitos da criança, protegendo-a das uniões prematuras, assédio sexual, gravidezes precoces e indesejadas, trabalho infantil e outros males, através de implementação de políticas estabelecidas nos instrumentos nacionais e internacionais sobre a protecção da criança.

Por seu turno, Maria Faustina Neto, Esposa do Secretário de Estado da província de Nampula, afirmou que o lugar da criança e rapariga é na escola, o que chama à atenção de todos os intervenientes a vários níveis, para a contínua protecção das crianças, promovendo acções que possibilitam a criança a viver num clima de paz e harmonia, para o seu desenvolvimento físico e psicológico.

Por seu turno, Ana Mimosa Mungumbe Alberto sublinhou que o seu gabinete vai continuar a consolidar o mapa de oportunidades de assistência social às crianças em situação de vulnerabilidade, com vista a melhorar as suas condições de vida.

Mimosa referiu que deve ser de domínio de todos, perspectivar novas linhas de acção para proteger a criança a todos os níveis, sublinhando que apesar dos esforços empreendidos pelo Governo e parceiros sobre a promoção dos direitos da criança, persistem ainda situações como espancamento, abusos sexuais, trabalho infantil, uniões prematuras e forçadas de menores.

No Centro de Saúde de Malema, os Cônjuges do Governador, do Secretário de Estado, acompanhadas pelo Administrador Distrital, ofereceram três enxovais a igual número de bebés nascidos nas primeiras horas do dia 1 de Junho.

No local a esposa do governador provincial, Ana Mimosa, apelou às lactantes para o acompanhamento dos recém-nascidos às consultas, ao cumprimento do calendário de vacinação e planeamento familiar, considerando este elemento como essencial por permitir o espaçamento entre os nascimentos.

Refira-se que o evento foi igualmente testemunhado por Nguma Geraldo,  Director do Serviço Provincial de Assuntos Sociais, Albertina Ussene, Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social, Morchido Momade, Administrador do Distrito de Malema,  esposas dos directores provinciais, técnicos dos gabinetes da esposa do governador e do Secretário de Estado, entre outros.

A efeméride terminou com um almoço de confraternização com mais de 300 crianças do distrito de Malema, entrega de diversos brindes a todas as crianças e premiação dos petizes que se destacaram no concurso de cultura geral, dança e outros.