A Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, apela às famílias e à sociedade em geral a reforçarem as medidas e mecanismos de protecção da criança, bem como a observância dos seus direitos à saúde e garantia do bem-estar.

De acordo com o jornal “Notícias”, na sua edição de 9 de Junho, o apelo foi feito ontem, no Centro de Acolhimento a Menores em Situação Difícil Missão Roque, no distrito de Matutuine, província de Maputo, no lançamento da Campanha de Saúde para Crianças Órfãs e Vulneráveis, que decorre sob o lema “Aquecer os Corações das Crianças Africanas, uma Acção Conjunta China – África”.  

“Para assegurarmos o pleno gozo dos direitos das crianças, é necessário que todos os que lidam directa ou indirectamente com crianças tenham o mínimo de escolarização”, afirmou a primeira-dama, exortando aos pais e encarregados de educação a aderirem aos programas de alfabetização e educação de jovens e adultos, promovidos pelo Governo.

Isaura Nyusi encorajou às crianças a empenharem-se nos estudos para garantir o seu futuro e aconselhou-as igualmente a respeitarem os pais, avós, professores, cuidadores e educadores de infância, encarregados de educação e a outros petizes, para cultivarem o espírito de solidariedade e ajuda aos mais necessitados.

Segunda ela, a iniciativa surge da parceria entre a primeira-dama da China e a Organização das Primeiras-damas de África para o Desenvolvimento (OPDAD), da qual Moçambique é membro.

Destacou ainda a parceria entre a China e os países africanos, através da qual equipas médicas chinesas têm oferecido com todas diligências necessárias “um trabalho abnegado a Moçambique e outros países do continente para salvar vidas – o valor mais precioso que temos”, disse.  

Por seu turno, o Embaixador de Moçambique em Moçambique, Wang Hejun, disse que o seu país está disposto a defender os princípios de sinceridade, efectividade, amizade e boa-fé, trabalhar com a parte moçambicana para unir forças com amor e transmitir confiança com perseverança, de modo a desenvolver a causa da maternidade e da infância do país, escrevendo novos capítulos da amizade.  

(in jornal “Notícias”)