A Directora Geral do Instituto Nacional de Acção Social-Instituto Público (INAS, IP) disse que a instituição deu um passo significativo no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao criar um sistema informático de gestão de beneficiários (e-INAS) como meio fundamental para uma gestão interna transparente dos beneficiários.

Para Maria da Glória Bernardo Siaca, que falava na III Sessão da Reunião Nacional de Planificação do INAS, IP, que decorre até sexta-feira, 9 de Junho, na Ponta de Ouro, província de Maputo, persistem desafios para gestão e funcionamento plenos do e-INAS, devido à escassez de recursos financeiros para aquisição de equipamento informático e também para custear o alojamento de aplicativos usados na gestão dos beneficiários atendidos nos vários programas de assistência social.

Entretanto, “embora haja condições adversas, pode-se dizer que até então o uso destas tecnologias enche o INAS,IP de esperança de cada dia melhorar as suas intervenções, pois acredita-se que com mais dedicação, empenho e investimento neste sentido, pode-se a curto ou médio prazo alcançar melhores resultados,” disse Siaca, acrescentando que se impõem ao INAS,IP, intervenções sistemáticas e estruturadas, possíveis somente com planificadores devidamente capacitados.

Por seu turno, José Niquisse, técnico informático afecto ao INAS,IP Sede, que apresentou o tema Sistema de Informação (e-INAS), disse que na implementação deste sistema, tem se notado avanços e desafios que permitem flexibilizar as actividades rotineiras para o seu funcionamento, a exemplo da “alocação e configuração dos equipamentos informáticos para sua operacionalização, desenho de modelos que possam facilitar a sua utilização, assim como a implementação do Portal do INAS, IP para tornar disponíveis ao público os relatórios produzidos no e-INAS”.

Por seu turno, Jaime Mandavire, técnico afecto à Delegação do INAS,IP Cuamba, província de Niassa, disse haver necessidade de melhorar algumas funcionalidades do e-INAS, para permitir que os relatórios emitidos visualizem toda a informação pretendida, exemplificando com os dados estatísticos por género, faixa etária e a sua localização por distrito, o que actualmente a plataforma não demonstra. 

Já Júlio Sandicui, técnico afecto à Delegação do INAS, IP de Chimoio, província de Manica, sugere algumas melhorias ao sistema, apontando a funcionalidade de RECÁLCULO de mapas após a reconciliação de pagamentos, para alocação e desactivação dos beneficiários, por forma a facilitar a verificação de beneficiários existentes, evitando-se a extrapolação da meta.

Refira-se que o encontro junta os chefes de Departamento e Repartição de Planificação, Estatística no Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS), do INAS, IP Órgão Central, das 31 delegações e representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Sob o lema “???????? ? ?????????çã? ???? ?????? ?????? ??? ?????? ???? ?????? ? ??????á????”, o evento tem como objectivo central, aprimorar os procedimentos técnicos e metodológicos de planificação das actividades.