Doze pessoas com deficiência receberam igual número de meios de compensação, na província de Maputo, neste domingo, 3 de Dezembro, em cerimónia enquadrada nas celebrações do 3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Trata-se de cadeiras de rodas, bengalas brancas, canadianas e um triciclo, entregues no Centro de Acolhimento de Jovens e Adolescentes com Deficiência Profunda (CAJADP) de Tsalala, no Município da Matola.

Raquelina Nhabindi, Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social, em representação do governador da província de Maputo, disse na sua intervenção, que actualmente verifica-se nas comunidades, problemas que afectam a pessoa com deficiência, com maior destaque para a discriminação, estigmatização, desvalorização, entre outros.

Segundo Raquelina Nhabindi, a situação resulta da fraca inclusão da pessoa com deficiência e contribui de forma negativa para o bem-estar social, estado psicológico e emocional deste grupo social.

Indicou que a província de Maputo conta actualmente com 46.149 pessoas com deficiência, das quais 23.335 são mulheres.

Visita às instalações daquela unidade social, apresentação de mensagens, intervenções, almoço de confraternização e actividades culturais marcaram a celebração da data, que contou com a presença de Raquel Macuácua, chefe do Departamento do Género, Criança e Acção Social do no Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS), Graço Uaiene , delegado do Instituto Nacional de Acção Social (NAS, IP) na Matola, representante do Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD), entre outros convidados.