A Primeira-Dama, Isaura Nyusi, considera a celebração, neste domingo, 3 de Dezembro, do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma oportunidade para enaltecer e valorizar o contributo da pessoa com deficiência na família e na sociedade.

Em mensagem alusiva à data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, Isaura Nyusi reitera o compromisso do Governo, de continuar a desenvolver acções para garantir e melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência e criar um ambiente favorável para que estas possam participar activamente em todas as esferas da vida.

A esposa do Presidente da República sublinha que o país tem alcançado progressos na promoção e protecção dos direitos das pessoas com deficiência e destaca o acesso aos serviços de saúde, educação e formação, protecção social e ao emprego, bem como a criação de condições de acessibilidade, entretanto, reconhece que o país ainda tem muitos desafios para que este grupo social goze com plenitude os seus direitos. 

“Por isso, somos todos, família, comunidade, e instituições públicas e privadas, entidades religiosas e sociedade civil, chamados a contribuir, com acções concretas, na criação de condições para que as pessoas com deficiência usufruam dos seus direitos em todas as gerações. Devemos promover e cultivar o respeito pelas pessoas com deficiência para que, desde a tenra idade, saibamos respeitar as diferenças e participar na construção de uma sociedade inclusiva”, frisa a mensagem da Primeira-Dama.

Isaura Nyusi apela ao reforço do compromisso de prosseguir acções conducentes à  eliminação de barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam no seu dia-a-dia e encoraja o grupo a continuar a contribuir para a realização dos seus direitos.